Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

Chá verde, infusão, extrato ou bebida pronta?

[Chá verde, infusão, extrato ou bebida pronta?]

O chá verde é considerado um alimento funcional, que podemos encontrar em diversas fórmulas termogênicas e também em geladeiras de lojas de conveniência ou supermercados.

É obtido das folhas da Camellia sinensis e rico em catequinas que dão a ele seu sabor amargo.

Além de sua conhecida ação termogênica, potencializando a perda de gordura corporal, o chá também vem sendo indicado por estudos para o controle de produção de insulina (aumentando sua sensibilidade) que também citam a hipótese de que ele atue na prevenção de doenças cardiovasculares.

Um fator interessante é que esses benefícios estão diretamente ligados às catequinas encontradas no chá. A presença dessa substância varia de acordo com a origem, a variedade, as condições de crescimento da planta e o método de preparo do chá.

As principais catequinas citadas na literatura são: a catequina (C), a galocatequina (GC), a epigalocatequina galato (EGCG), a epigalotequina (EGC), a epicatequina (EC) e a galatocatequina-galato (GCG). Um pouco confuso, eu sei, mas resumindo, todas elas possuem grande poder antioxidante!

Dentre as catequinas, a mais abundante e com maiores efeitos é a EGCG. Uma típica bebida de chá verde, preparada em uma proporção de um grama de folhas para 100 ml de água por três minutos de fervura, geralmente, contém cerca de 35-45 mg/100 mL de catequinas e 6 mg/100 mL de cafeína, dentre outros constituintes. Estima-se que uma xícara de 240 ml de chá verde contenha cerca de 200 mg de EGCG.

Em estudo recente foi comparada a quantidade de catequinas de diferentes formas de chá verde (bolsas de infusão, extrato de chá verde e bebida pronta) vendidos em um mercado de Brasília. Nesta comparação, as catequinas foram encontradas em quantidades superiores nas bolsas de infusão. Acredita-se que a água fervente colabora e facilita a extração das catequinas do chá, ou seja, não adianta só misturar o pozinho na água gelada!

Ao analisar a quantidade de catequinas das bebidas prontas de chá verde, os estudiosos chegaram à conclusão, de que elas não possuem uma quantidade suficiente a ponto de promover benefícios à saúde.

Portanto fique ligado se você está tentando obter esses benefícios bebendo o chá gelado da loja de conveniência!

 

Dá uma olhadinha em nosso video do Canal falando das Catequinas: