Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

Outono / Inverno. Como as estações podem modificar sua dieta?

[Outono / Inverno. Como as estações podem modificar sua dieta?]

Já perceberam que com a chegada das estações mais frias tendemos a ficar mais preguiçosos e a nos alimentar mais do que o de costume? Pois então, para isso temos uma explicação e como isso pode interferir na sua dieta.

Nosso corpo possui um mecanismo neuroendócrino que interage à exposição de luz solar. A luz é captada através de nossos olhos que sinalizam esse mecanismo indicando que é dia, e o estímulo é reduzido com a chegada da noite. Essa interação nos períodos do dia, vários hormônios são produzidos, dos quais um se destaca devido sua forte influência em nossa disposição. Estamos falando da Melatonina, o “hormônio do sono”.

Quando está de dia, o corpo sinaliza nosso sistema neuroendócrino para que ele pare a produção de Melatonina, nos dizendo então que está na hora de despertar. Por outro lado, no Outono os dias tendem a ser mais curtos, amanhece mais tarde e anoitece mais cedo, e nosso relógio biológico não consegue acompanhar essas mudanças, já que também não deixamos nossa rotina de lado (trabalho, estudos, alimentação, etc.), continuamos a acordar na mesma hora, comer na mesma hora, praticar atividades físicas na mesma hora. Tudo isso acaba causando uma desordem, já que deixamos de produzir Melatonina mais tarde durante o período da manhã e começamos a produzir Melatonina mais cedo no período noturno. Por isso, nas estações mais frias, costumamos ter menos disposição e mais apetite.

A desordem em nosso relógio biológico também afeta outros pontos importantes que nos atrapalham a manter a rotina em dia, como a redução da produção de Serotonina (hormônio do humor/saciedade). Uma diminuição nos níveis desse hormônio, nos causa irritabilidade e também muita fome por doces e carboidratos por serem alimentos que facilitam a produção de Serotonina.

Pois é, achamos o motivo do porquê costumamos comer mais no inverno, isso faz com que a gente se sinta mais saciados e bem-humorados, rs!