fbpx Nutricionista Marcos Hirata
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5 comportamentos que acabam com a sua dieta

Quando você inicia uma dieta para a restrição de peso ou até mesmo ganho de massa muscular, existem com ‘vilões’ que muitas vezes sem você perceber acabam prejudicando o andamento do processo e consequentemente o atingimento dos objetivos.

Mas quais são esses vilões? E o que podemos fazer para nos livrar das barreiras que nos deixam mais longe das nossas metas?

Eu vou responder tudo isso agora, confere:

Vilão número 1: o convívio social

Também costumo chamar essa situação de boicote dos amigos e da família, pois muitas vezes ouvimos algo como: ‘por que vocês está fazendo isso?’; ‘ Mas você já essa magro’ ; ‘Assim você não vai ter vida’ e outras frases semelhantes.

Até mesmo dentro de casa temos que lidar com situações que consideramos tentação e responder as perguntas que nos fazem questionar a nossa escolha em fazer dieta e mudar os hábitos alimentares.

Mas como lidar com essa situação? Bom, a verdade é que não tem segredo, você vai precisar lidar com a pressão, questionamentos e sobretudo dizer não. Use como força o seu objetivo, o que você busca alcançar com todas essas mudanças que você está promovendo na sua vida.

Com o passar do tempo, as pessoas do seu convívio social vão entender a suas escolhas e respeitá-las. E se seu amigo for verdadeiro, vai até comprar um franguinho para assar naquele churrasco calórico que ele vai fazer.

Vilão número 2: a ansiedade

O vilão número dois é você aprendendo a lidar com algo muito pessoal: a ansiedade. Sentimentos como o stress e  a ansiedade podem desencadear reações químicas no cérebro que produzem hormônios ligados ao acúmulo de gordura e perda de massa muscular.

A ansiedade está ligada a compulsão por alimentos que você considera prazerosos, como aqueles ricos em açúcar e farinha branca. Pois quando você ingere esses alimentos a sensação de bem estar é tudo que seu cérebro sente necessidade naquele momento e então ele vai continuar enviando ‘impulsos’ para que você não resista e continue consumindo esse tipo de alimento.

Todo esse processo fica mais intenso nos picos de ansiedade, pois você não consegue resistir a tentação e acaba consumindo alimentos que fazem mal.

A ansiedade faz de você virar um refém desse prazer momentâneo para que os níveis de ansiedade e stress diminuam, mesmo que de maneira insuficiente.

Em casos mais graves, é aconselhável que você busque auxílio de especialistas como médicos e psicólogos que poderão te ajudar a resolver o problema da ansiedade de maneira mais efetiva e assim evitar que você tenha mais problemas no futuro.

 

Vilão número 3: a exceção

Você acha que aquele ‘pedacinho’ ou aquela ‘mordidinha’ não representam uma grande ameaça aos seus objetivos? Pois é, as coisas não são bem assim, de pouquinho em pouquinho você acaba voltando para a dieta só na segunda-feira.

Para resolver esse problema é preciso aprender a dizer não e evitar essas pequenas escorregadas que quando são somadas representam um escorregão na sua dieta e você nem percebe.

 

Vilão número 4: não carregar alimentos com você

Por essa você não estava esperando não é mesmo? Mas é verdade, não carregar os alimentos que você consome na dieta deixam você muito mais vulneráveis as tentações do dia a dia.

Na correria do dia a dia e também com as relações do cotidiano acabamos nos boicotando. Eu costumo dizer que de três pessoas nascem uma coxinho, porque é bem mais fácil sair da dieta quando você está na companhia de outras pessoas do que sozinho, ainda mais se você não tem a mão os alimentos necessários para seguir a dieta.

A solução para esse problema é carregar com vocês os alimentos que você precisa. Mantenha na bolsa, no bolso ou até mesmo no carro, o importante é deixar sempre a mão.

 

Vilão número 5: a roupa do Batman

Aposto que o último vilão da nossa lista você nunca ouviu falar: a roupa do Batman, ou aquela roupa que disfarça a sua barriga, empina tudo que precisa e deixa você se sentindo melhor, mesmo que momentaneamente.

Esse tipo de roupa te afasta do seu objetivo pois te fazem esquecer aquilo que você realmente quer. Devemos evitar lembrar da dieta somente quando experimentamos aquela roupa que não serve mais de manhã ou quando temos algum evento social.

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