Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

Alimentação vegetariana para crianças. Uma boa escolha?

[Alimentação vegetariana para crianças. Uma boa escolha?]

Sim. A alimentação vegetariana pode proporcionar uma nutrição adequada para crianças, desde que os pais e educadores estejam bem informados e orientados quanto ao equilíbrio da alimentação e da necessidade de suplementação, a fim de evitar deficiências nutricionais.

As crianças adeptas do vegetarianismo, assim como todas as outras, devem ter o acompanhamento da evolução do crescimento, do ganho de peso e do desenvolvimento psicomotor como parte da avaliação nutricional. Além disso, é importante ter um histórico detalhado da dieta dos pais e da criança para começar, a partir destas informações, o aconselhamento adequado.

As três principais dietas vegetarianas mais conhecidas são: (1) dieta ovolactovegetariana, que é baseada em grãos, vegetais, frutas, legumes, sementes, oleaginosas, laticínios e ovos; (2) a dieta lactovegetariana, que exclui o ovo bem como carne, peixe e frango; (3) e a dieta vegetariana estrita ou vegana, que exclui ovos, leites e outros produtos de origem animal.

Os estudos demonstram que quanto mais restrita a dieta e quanto mais nova for a criança maior o risco de deficiências nutricionais. Alguns cuidados devem ser tomados especialmente na dieta vegetariana estrita para garantir o fornecimento adequado de: vitamina B12, que deve ser fornecida por meio de alimentos fortificados ou pela suplementação, além do consumo adequado de cálcio, zinco, que também podem ser fornecidos por alimentos fortificados ou pela suplementação, e de proteínas, que deve ser incentivada por meio de uma maior variação e maior ingestão de fontes proteicas vegetais, como leguminosas e cereais diversos. Já na dieta ovolactovegetariano os nutrientes que exigem maior atenção são o ferro, o zinco e o ácido graxo ômega-3, que devem ser ingeridos por alimentos fortificados ou pela suplementação.