fbpx Nutricionista Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

Coca com stevia faz mal, ou posso bebê-la com esse adoçante sem peso na consciência?

Hábitos saudáveis se tornam cada vez mais comuns entre pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida. Sabendo disso, as indústrias estão se adequando e lançando versões de refrigerantes com adoçantes — a coca com stevia, por exemplo.

Mas será que tais produtos são menos maléficos à saúde ou tomar coca com stevia faz mal da mesma forma que a versão açucarada? Essa dúvida é muito comum e a resposta está a seguir. Confira!

O que é Stevia?

Stevia ou steviosídeo é um adoçante produzido a partir de uma planta chamada Stevia Rebaudiana Bertoni. Em seu processo de industrialização, o adoçante à base do vegetal é feito a partir do glicosídeo de esteviol, um composto capaz de adoçar até trezentas vezes mais do que o açúcar comum.

Essa característica, aliada à quantidade quase nula de calorias, faz a Stevia ter grandes vantagens sobre os outros adoçantes.

Outra vantagem desse edulcorante é poder ser utilizado para preparar receitas quentes, visto que suas propriedades se mantêm até à temperatura de 200 graus. O adoçante pode ser vendido na forma líquida ou refinada, em embalagens muito parecidas com as do açúcar refinado.

A segurança da stevia foi atestada por mais de cem estudos científicos e por comitês de autoridades em ingredientes, como a EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança de Alimentos) e a JECFA, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O uso do adoçante é seguro em diversas bebidas e receitas doces, devendo ser evitado apenas por pessoas com quadros de alergia à Stevia — lembrando que qualquer elemento da natureza pode provocar reações alérgicas.

O que há na fórmula da coca com stevia?

Segundo dados fornecidos pela própria Coca-Cola, o lançamento da coca com stevia é uma forma de amenizar a quantidade de açúcar da bebida. Outro ponto positivo é que a nova coca não contém adoçantes artificiais presentes em versões diet, como o aspartame.

Entretanto, é importante mencionar que, mesmo com adição de steviosídeo, o refrigerante ainda recebe uma quantidade elevada de açúcar. Isso quer dizer que apenas 50% de açúcar de sua quantidade normal foi reduzida.

Para que você possa entender melhor, a fórmula é estruturada da seguinte maneira: há 10 mg de açúcar e 26 mg de stevia a cada 200 ml da Coca-cola (um copo). Pensando de maneira percentual, esse número faz com que metade do açúcar — comparado à fórmula natural — seja diminuído. Assim, embora a bebida com stevia seja realmente mais saudável do que a fórmula clássica, vale a pena evitar seu excesso.

Isso porque, além de ser industrializada, a coca com stevia contém, ainda que em menor quantidade, muito açúcar. Soma-se a isso o fato do refrigerante ainda contar com uma quantidade elevada de sódio, ácido fosfórico e cafeína, componentes que, em excesso, são prejudiciais ao corpo. Os malefícios desses componentes serão melhor explicados abaixo.

Por que refrigerantes em excesso devem ser evitados?

Como vimos, mesmo com a presença do adoçante steviosídeo, a coca com stevia contém muito açúcar, ingrediente que faz muito mal à saúde quando em excesso, causando diabetes e outras doenças, além de viciar.

É importante ressaltar ainda que a coca com stevia tem mais sódio que a versão normal, que contém 18 mg, enquanto a com stevia contém 37 mg. O sódio, em quantidades elevadas, eleva a pressão arterial, podendo causar problemas sérios à saúde cardiovascular, obesidade e doenças renais.

O ácido fosfórico impede a absorção de nutrientes, principalmente o cálcio, podendo causar osteoporose e desmineralização dos dentes. Já a cafeína é prejudicial se consumida em excesso, sendo estimulante e até mesmo viciante.

Conclusão: mesmo a coca com stevia faz mal à saúde!

Como diminuir o consumo de refrigerantes?

Quem deseja ter uma vida mais saudável deve evitar o consumo excessivo de coca, com stevia ou não. Por isso, a dica é substituir a bebida por opções saudáveis e deixar os refrigerantes para beber de vez em quando.

E se você está pensando em tomar sucos industrializados, saiba que eles podem ser tão prejudiciais quanto os refrigerantes se contiverem grande quantidade de açúcar e corantes.

Assim, vale a pena investir em sucos naturais. Além de fazerem bem à saúde, tomar suco é refrescante e uma forma saborosa de se manter em forma, desde que você não exagere no açúcar.

Uma opção interessante para ficar em dia com a saúde é tomar chás gelados. Além de refrescar, há várias opções de chás calmantes e que trazem outros benefícios à saúde, como o chá verde.

Outra bebida saudável e refrescante é a água saborizada. Para fazer, basta misturar ingredientes como hortelã, limão, laranja e gengibre em um litro de água gelada. Ao tomar, você sentirá o gosto refrescante da combinação de todos os alimentos adicionados.

Gostou de descobrir por que coca com stevia faz mal? Então não deixe de comentar o que achou. A sua opinião é muito importante!

Open chat