fbpx Nutricionista Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

Comida orgânica: quais as vantagens desse tipo de alimentação?

[Comida orgânica: quais as vantagens desse tipo de alimentação?]

Aqueles que buscam comer de forma saudável sabem que as dúvidas são frequentes na hora de escolher os alimentos. Com tantas opções no mercado e informações que circulam nas mídias sociais, é comum nos sentirmos perdidos e com receio.

No entanto, existe um fator que é unânime: frutas, legumes e verduras devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa. No entanto, é bom saber que, até na hora de escolher produtos in natura, alguns cuidados são necessários, principalmente em relação a sua qualidade.

Por esse motivo, houve um grande aumento na procura dos orgânicos. Você sabe o que é comida orgânica e por que consumi-la? Vamos falar sobre isso, neste post. Acompanhe!

O que é comida orgânica?

Os orgânicos são produzidos sem a utilização de defensivos agrícolas, também conhecidos como agrotóxicos. A agricultura que dá origem a eles parte de um sistema alternativo. Além dos alimentos in natura, algumas empresas e restaurantes utilizam em sua produção apenas itens gerados nesse sistema.

Como identificá-la?

Para saber se um produto é orgânico, você deve verificar a sua certificação. Eles costumam carregar o Selo Orgânico Brasil (IBD). Essa certificação é concedida pelo SISORG — Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Quais são as vantagens de consumir comida orgânica?

Existem diversas vantagens atreladas ao consumo de orgânicos. A seguir, vamos apresentar algumas delas. Confira!

Nutrição

Esses alimentos tendem a ser mais nutritivos do que os tradicionais, pois o seu cultivo não utiliza nenhum fertilizante sintético, o que mantém o solo mais saudável e nutrido. Automaticamente, essa terra rica em nutrientes faz com que os produtos sejam mais nutritivos. Bom, não é?

Segurança e saúde

Atualmente, o Brasil é um dos campeões do mundo no uso de agrotóxicos. O problema é que essas substâncias podem causar diversos problemas de saúde como câncer, autismo, infertilidade, depressão, entre outros. Desse modo, consumir comida orgânica é muito mais seguro, além de trazer mais nutrição para a sua rotina.

Responsabilidade social

Esses alimentos geralmente são produzidos por pequenos agricultores. Assim, consumi-los ajuda a fortalecer a economia local, gerar empregos e ainda incentiva um sistema agrícola mais ético.

Respeito ao meio ambiente

Por fim, você já parou para pensar como a agricultura convencional impacta no meio ambiente? Os agrotóxicos são utilizados para proteger a plantação de pragas. No entanto, ela acaba afetando a vida de insetos importantes, como as abelhas, por exemplo, comprometendo todo o ecossistema. Além disso, pode ocorrer a contaminação da água, assim como do solo, comprometendo a existência de outras espécies de animais.

Existe desvantagem em consumir orgânicos?

Sabendo disso tudo, é importante ressaltar que qualquer pessoa que diga a você que existe desvantagem em consumir alimentos orgânicos, provavelmente, estará propagando um mito. Na verdade, eles são muito nutritivos e saborosos, por isso, devem fazer parte do seu prato.

No entanto, é necessário ter atenção para um fator: hoje no mercado você pode encontrar também produtos alimentícios orgânicos. Estamos falando de todos os alimentos acompanhados de embalagens como biscoitinhos, suplementos, comida pronta, entre outros. Lembre-se que sempre é necessário cautela para introduzir esses itens na sua rotina alimentar, pois, apesar de conter ingredientes orgânicos, são industrializados, e podem ser ricos em açúcar, gorduras e conservantes. Não custa nada sempre dar uma conferida no rótulo, certo?

Quer dizer então que você gostou dessas informações e não sabe onde encontrar comida orgânica? Isso é simples! Feiras agroecológicas e supermercados especializados sempre são pontos certos de venda. Você pode também procurar conhecer pequenos agricultores da sua cidade e comprar o produto diretamente com eles.

Gostou desse post e quer saber mais sobre alimentação saudável? Então confira o nosso blog e leia outros posts sobre alimentação.