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CONHEÇA OS ALIMENTOS ENERGÉTICOS QUE IRÃO TE AJUDAR A TER MAIS DISPOSIÇÃO

[CONHEÇA OS ALIMENTOS ENERGÉTICOS QUE IRÃO TE AJUDAR A TER MAIS DISPOSIÇÃO]

Os alimentos energéticos, como o próprio nome diz, são responsáveis por fornecerem energia ao organismo. Eles proporcionam a vitalidade necessária para que o corpo desenvolva suas atividades diárias e suas funções vitais, como respirar e pensar. Mas saiba que esses alimentos apresentam diferenças importantes entre si e que a escolha adequada é fundamental para uma alimentação equilibrada e saudável.

Quer descobrir quais são os alimentos energéticos que não podem faltar no seu cardápio? Então siga a leitura do post para aprender como ingerir energia suficiente e da melhor maneira possível.

O QUE SÃO OS ALIMENTOS ENERGÉTICOS?

Como vimos, os alimentos energéticos são aqueles que nos trazem disposição para enfrentarmos o dia a dia e para que o nosso corpo consiga manter as funções vitais.

Muitos alimentos têm essa capacidade. As gorduras e os carboidratos por exemplo, são energéticis. Mas sabemos que o seu consumo excessivo é extremamente prejudicial.

Os carboidratos são tão importantes nesse grupo de alimentos que são conhecidos como combustíveis do corpo. Além de fornecerem energia, auxiliam na construção muscular e transportam vitaminas e aminoácidos (uma forma de derivado da proteína).

QUAIS SÃO OS MELHORES ALIMENTOS ENERGÉTICOS?

Nesse grande grupo de alimentos energéticos, há alguns que se destacam mais. Confira quais são eles.

CEREAIS INTEGRAIS

Os cereais integrais são excelentes de energia e ricos em fibras. Eles são capazes de retardar a liberação da glicose, cujo aumento repentino no sangue provoca picos de açúcar e excesso de insulina pelo pâncreas, evitando problemas no decorrer do dia como sono excessivo ou fadiga – o consumo de carboidratos de rápida absorção normalmente causam este efeito, como exemplo os doces, o caldo de cana, já percebeu também um sono intenso depois de uma macarronada ou feijoada?

Adquira o hábito de olhar a tabela nutricionalpara dar preferência àqueles que tenham, no mínimo, 5 g de fibras por porção — é o caso da pipoca, por exemplo. Os cereais fortificados ainda apresentam quase todas as vitaminas e minerais importantes para o organismo.

Portanto dê sempre preferência aos carboidratos integrais, eles são mais leves e com certeza não irão roubar sua disposição para trabalhar, cuidar dos filhos e toda a rotina do dia a dia.

OVOS

A gema é rica, por ser rica em vitaminas do complexo B — responsáveis por converterem os alimentos em energia — deve estar presente nos cardápios. Fora que ela possui vitamina D, que ajuda a manter os ossos fortes, e é uma excelente fonte de proteína, essencial para quem pratica atividades físicas intensas e também de gordura.

Para que não haja excesso de calorias, o recomendável é fazer uma omelete com uma única gema e mais claras. Consumir ovos depois do treino também é uma boa opção.

CAFÉ

Não é à toa que bebemos café pela manhã: ele ajuda a despertar e a ter energia para dar conta das responsabilidades diárias. A bebida também melhora o desempenho nos exercícios e atividades do dia, portanto, funciona bem combinado com o pré-treino.

 

 

Enfim, os alimentos energéticos são fundamentais para manter a disposição e o perfeito funcionamento do corpo. Diversos produtos fazem parte desse grupo, mas é importante escolher os mais saudáveis, com mais nutrientes e que ajudem a garantir o equilíbrio da sua alimentação.

Agora que você já sabe quais são os melhores alimentos energéticos, descubra também se o seu metabolismo é lento ou está lento. Cuide da sua saúde e tenha mais qualidade de vida!

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