fbpx Nutricionista Marcos Hirata
Ir para o topo da página Ir para o conteúdo principal Ir para o fim da página

Confira as últimas notícias

Devo suplementar nos dias de folga?

[Devo suplementar nos dias de folga?]

A suplementação é, sem dúvidas, uma aliada e tanto para quem busca o desenvolvimento muscular. Dificilmente encontramos pessoas que treinem pesado e não tomem suplementos para potencializar os resultados. É que a suplementação supre a necessidade de ingestão de determinados nutrientes importantes que muitas vezes temos dificuldade em conseguir com uma rotina corrida como nos dias atuais. Por isso existem inúmeros suplementos, seja para ganho de massa, disposição, força, perda de gordura, etc.

A dúvida da grande maioria diz respeito a manter a suplementação nos dias sem treino, isto é, nos fins de semana, quando a tendência natural é “relaxar” um pouco na dieta e fugir dos supinos. A reposta é que, sim, manter a suplementação nos dias de folga é extremamente importante para garantir o progresso nos resultados. Vou explicar porquê.

É claro que manter a suplementação de forma ininterrupta depende muito do foco do suplemento. Não faz sentido, por exemplo, ingerir um pré-treino, que tem o objetivo de potencializar o desempenho durante os exercícios, em um dia em que você não vai praticar atividades físicas. Nos demais casos, a suplementação deve ser mantida sim de forma ininterrupta.

A Creatina, por exemplo, um dos suplementos mais ingeridos, tem a característica de reter líquido nos músculos e proporcionar a sensação de crescimento e inchaço muscular. Assim sendo, se você não tomá-lo de forma correta, o resultado não será satisfatório. Os músculos necessitam de Creatina todos os dias, inclusive quando você não treina.

Outros suplementos famosos, como o Whey Protein, Albumina e também os demais suplementos protéicos, garantem reposição de proteínas nos músculos, também podem ser inclusos na alimentação do final de semana. Como o processo de inflamação muscular persiste nos dias seguintes ao treinamento, a suplementação, quando feita como um SUBSTITUTO de uma refeição, é necessária.

Vale ressaltar que não existem fórmulas mágicas e nenhum suplemento substitui de forma integral os alimentos. Além do mais, o consumo inadequado desses produtos está associado a uma série de problemas de saúde. Na dúvida, não arrisque, procure seu nutricionista e adapte sua alimentação às reais necessidades do seu organismo!

Open chat