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Não perca: 5 dicas para manter uma alimentação vegetariana saudável

[Não perca: 5 dicas para manter uma alimentação vegetariana saudável]

Eliminar a carne e outras proteínas animais é uma escolha que cada dia mais pessoas fazem, seja por filosofia de vida, cuidado com a saúde ou busca pelo bem-estar. De qualquer maneira, essa mudança de hábitos precisa ter como base uma alimentação vegetariana saudável.

Por isso, estar atento a um cardápio balanceado com o teor nutricional correto para o perfeito funcionamento do organismo é fundamental. E se engana quem pensa que a dieta vegetariana é monótona. Com pesquisa e organização é possível aliar saúde e paladar.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas que vão ajudar nessa tarefa. Siga a leitura do post e saiba como manter uma alimentação vegetariana saudável!

1. Saiba quais são as principais proteínas da dieta vegetariana

Um dos grandes erros de quem começa uma dieta vegetariana é simplesmente eliminar do cardápio a carne e não colocar um outro alimento que a substitua. Isso acaba causando uma carência de nutrientes, entre eles cálcio, ferro, vitamina B12 e aminoácidos.

Por isso, o ideal é substituir a proteína animal por alimentos ricos em proteínas vegetais, como feijão, quinoa, soja, lentilha, ervilha, nozes, castanhas, pistache e tofu.

2. Prefira os produtos orgânicos

Os produtos orgânicos, além de serem mais saudáveis, contribuem para uma dieta vegetariana com muito mais sabor e valor nutritivo. Isso significa que esses alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos conseguem garantir mais qualidade às refeições e, consequentemente, à saúde de quem os consome — seja essa pessoa vegetariana ou não.

3. Tenha uma lista de receitas vegetarianas

Uma queixa muito comum de quem opta pelo vegetarianismo é a falta de diversidade dos alimentos. Essas pessoas acabam cozinhando variações do mesmo produto, o que, sem dúvida, leva a refeições monótonas e, inclusive, afasta alguns de seu propósito.

Para evitar que isso aconteça, pesquise novas receitas. Confira alguns sites especializados, vídeos, livros sobre o tema etc. O importante é que você descubra possibilidades e tenha, assim, uma alimentação diversificada e rica em ingredientes.

4. Planeje-se para refeições fora de casa

Comer fora de casa é um dos maiores medos de quem segue uma dieta vegetariana. Nem sempre é fácil encontrar um restaurante que tenha um cardápio específico. Por isso, muitas vezes, o único jeito é optar por massas e batatas, o que acaba causando um aumento desproporcional no consumo de carboidratos.

Você pode fugir desse tipo de situação preparando marmitas em casa, principalmente para levar ao trabalho. Dessa forma, conseguirá manter a tão desejada alimentação vegetariana saudável!

5. Faça um acompanhamento nutricional

Sem dúvida, uma das dicas mais importantes. Somente um nutricionista conseguirá orientá-lo corretamente para que você não venha a desenvolver nenhum tipo de carência nutricional.

O ideal é procurar por esse profissional assim que a decisão pelo vegetarianismo for tomada. Assim, ele conseguirá fazer uma avaliação da saúde, necessidades pessoais e rotina do paciente, sempre de maneira individualizada.

Enfim, manter uma dieta vegetariana saudável é possível. Basta seguir alguns cuidados, não deixar de consumir os nutrientes necessários e, principalmente, ter um acompanhamento nutricional.

Quer saber como podemos ajudá-lo nesse sentido? Então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!