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Quantas calorias pode ter em uma marmitex media?

As minhas blitz servem para você descobrir as calorias escondidas nas refeições comuns do seu dia a dia e o quanto elas podem afastar você dos seus objetivos. Hoje eu explico um pouco mais dos nutrientes encontrados naquelas marmitas que costumamos pedir na hora do almoço. Confira a seguir o que eu descobri:

Com a correria do dia a dia muitas vezes acabamos não tendo tempo para uma refeição fora do ambiente de trabalhe e ai acabamos apelando para a boa e velha conhecida, marmitex. Aquela quentinha embrulhada e que tem aquele gostinho de comida caseira que faz todo mundo cair em tenção.

Mas você sabe os nutrientes que encontramos dentro de uma dessas? Será que você não está comendo a mais sem perceber. Ai vão as respostas:

Do que é composto uma marmitex?

Bom, são aproximadamente 800 gramas de comida que chegam em média a 1.000 calorias. Para quem está em uma dieta com o objetivo de emagrecimento essa quantidade já pode ser considerada acima da média para atingir os resultados esperados.

Mas mesmo assim, os nutrientes encontrados em uma marmitex são: carboidratos, fibras e proteínas.

 

O que são os carboidratos?

Os carboidratos são nutrientes, responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o organismo e que são constituídos por blocos de estruturas de carbono, oxigênio e hidrogênio. Dentro do nosso organismo, o carboidrato se transforma em açúcar e em seguida é ‘digerido’ pelo nosso corpo com o objetivo de se tornar energia.

Quando consumimos carboidratos acima da média diária recomendada, nosso corpo acumula esse excesso como reserva, o que acaba se tornando a indesejada gordura.

Em uma marmita média encontramos um total de 154 gramas de carboidratos. Enquanto a porção diária recomendada para um adulto saudável com idade entre 19 e 33 anos é de 130 gramas. Ou seja, apenas em uma única refeição, toda a necessidade de carboidrato seria suprida e até mesmo ultrapassada.

Exemplos de carboidratos encontrados nas marmitex: arroz, massas em geral, batata frita e purê de batata.

 

O que são as fibras?

As fibras são carboidratos de origem vegetal que o nosso sistema digestivo não consegue digerir e por isso acaba passando de maneira intacta por todo o processo de digestão do corpo humano. Mas qual o benefício desse nutriente para o nosso corpo então? Enquanto percorrem o nosso corpo, a fibra acaba fazendo uma ‘limpeza’ em nosso intestino e isso é muito importante para evitar problemas como a constipação intestinal, por exemplo.

Existem dois tipos de fibras, as solúveis: possuem a capacidade de serem dissolvidas em água. E as fibras insolúveis: não são dissolvidas em água.

Em uma marmita média encontramos um total de 22 gramas de fibras. Enquanto a porção diária recomendada para um adulto saudável com idade entre 19 e 33 anos é de 38 gramas. Sendo assim, quase o total de toda a necessidade diária de fibras seria consumida somente em uma refeição.

Exemplos de fibras encontradas nas marmitex: feijão carioca, legumes e folhas verdes em geral.

 

O que são proteínas?

As proteínas estão presentes em abundância no corpo de todos os seres vivos, inclusive de humanos. Elas são formadas por grandes moléculas responsáveis pela formação de diversos tecidos do nosso corpo, como por exemplos os músculos, unhas e cabelos.

Para quem está em uma dieta com o objetivo de aumento de massa muscular ou até mesmo perda de peso de maneira saudável, as proteínas são fundamentais por ajudam em todo o processo.

Em uma marmita média encontramos um total de 55 gramas de proteínas. Enquanto a porção diária recomendada para um adulto saudável com idade entre 19 e 33 anos é de 56 gramas. Ou seja,  praticamente o total de toda a necessidade diária de proteínas seria consumida somente em uma refeição.

Exemplos de proteínas encontradas nas marmitex: Carnes em geral e ovos.

 

Como melhorar a qualidade da marmita?

Claro que você deve estar se perguntando o que deve ser feito para melhor a qualidade do que é consumido em uma marmitex e aqui vão dicas simples:

  1. Faça escolhas melhores

Opte pelo arroz integral no lugar do arroz branco, o mesmo pode funcionar com o macarrão também.

  1. Fuja das frituras e das massas

Massas e frituras possuem muitas colorias e vão deixar sua marmita ainda mais inadequada.

  1. Divida a marmita

 

Quando você opta por dividir a marmita, a refeição fica com as quantidades de calorias e nutrientes adequadas para o seu dia a dia.

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